Uma das profissões do “futuro” é a de fotógrafo, vejo muitas pessoas com suas câmeras, dando seus cliques por ai, mais especificamente os jovens. Artísticas, familiar, principalmente fotos de bandas, que as pessoas procuram direcionar suas câmeras, e com tanta banda que aparece, não era de se esperar outra coisa. É uma profissão muito linda, por isso vai um básico sobre:
“Fotógrafo é a pessoa que tira fotografia, usando uma câmara. É geralmente considerado um artista, pois faz seu produto (a foto) com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual.
Faz parte da cultura brasileira a figura do Fotógrafo Lambe-lambe, profissional que ficava nas praças tirando fotos comercialmente, quando adquirir uma máquina fotográfica era algo muito difícil devido ao seu alto valor comercial.
Na realidade "profissional" refere-se apenas à profissão do autor, e não à qualidade do trabalho. Ao mesmo tempo em que um profissional pode realizar um trabalho mal feito, pode-se entender melhor, adiante no parte de "arte".
Uma vez que na atualidade a fotografia serve um vasto campo de assuntos e objetivos, foram criadas especializações. O fotógrafo especializa-se para melhor dominar a técnica de um determinado tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são a foto reportagem (de eventos sociais), moda, o foto-jornalismo, a paisagem, o retrato e a publicitária (arte da fotografia de objetos em estúdio).-
A formação em fotografia numa escola de arte pode realizar-se através de um curso de fotografia ou de várias disciplinas de fotografia integradas em cursos de arte, designer, pintura, multimédia, cinema, jornalismo, etc. Porém muitos fotógrafos acabam procurando formação só depois de anos de experiência na prática. Em uma escola profissional, a formação em fotografia está mais orientada para o exercício da fotografia enquanto profissão comercial”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário